segunda-feira, 13 de junho de 2016

IX RAID Kuanza Sul - Dia 4 - 12 de Junho de 2016

Noite bem dormida numa cama king size com lençóis muito alvos e um edredão muito quentinho. 
Ao acordarmos uma surpresa pouco simpática: das torneiras não saía água! Quando já tinha a mala fechada, oiço a água a chegar no autoclismo. Rapidamente me dispo, meto-me debaixo do chuveiro e tomo um belo duche.  
A primeira paragem do dia foi em Kwangar onde houve um grande massacre de Portugueses perpetrado pelos Alemães do Sudoeste Asiático que atacaram o território. O território português estava sob o comando do Tenente Ferreira Durão que foi abatido como todos os outros. 
Esta zona também sofreu muito durante a guerra civil. 
Engraçado ver que hoje as pessoas andam todas muito bem vestidas, verdadeiramente "a ver a deus". Cruzávamo-nos com elas, a caminho da igreja. Tal como as crianças quando vão para a escola, também os adultos levavam as cadeiras à cabeça para a igreja. 
Numa aldeia vimos um grupo de pessoas reunidas debaixo de uma grande árvores, cantando e dançando. Era uma missa muito animada. Ao aproximarmo-nos fomos ligo bem recebidos e integrais nas danças. 
À tarde fomos visitar a Rainha Mutando que nos recebeu com todas as honras. À entrada da sua residência um grupo etnográfico cantou e dançou para nós. Entrámos para o pátio onde havia uma série de cadeiras. Quando a rainha saiu de casa, o grupo acompanhou-a cantando e dançando. Seguiu-se o beija-mão real : todos os presentes passaram à frente dela, ajoelharam-se e deram-lhe a mão. Depois dos discursos oficiais e da entrega das prendas ( 2 sacos de farinha , cadeiras de plástico, uma panela), a Rainha agradeceu a visita. E com "Manda a nossa tradição oferecer água ao visitante porque a viagem foi longa e o visitante vem com sede" convidou-nos para almoçar. Para nós fizeram funge, abóbora cozida, cabrito guisado, miúdos de cabrito,frango guisado, kizaba e, claro, kissângua. 
Já foi tarde quando saímos da casa da Rainha.  A picada para Dirico foi sempre paralela ao rio e entre arbustos. Muito bonito! O pior foi quando caiu a noite. É pior ainda foi a picada para o Dirico Lodge.... Que nem trilhos tinha. E que era a subir durante 4 km em areia!
O lodge era .... um conjunto de grandes tendas militares montadas junto ao rio Cuito - com muito crocodilo - com uma cama de campanha feita a rigor com lençóis alvos é um edredão muito quentinho. De resto nada mais havia na tenda. 
Um contentor com uma sanita e um poliban eram as instalações sanitárias. 
Alguns entre nós tiveram medo dos jacarés e preferiram dormir no carro. Nós não tivemos medo e dormimos na nossa enorme tenda.