Quando o grupo estava completo, distribuíram-se pelas várias pessoas as peças de bagagem em excesso da organização. A CMA leva muito material para distribuir em Angola: livros, roupa, etc. Esse é também um ponto essencial do acordo de geminação entre Almada e Porto Amboim.
Mesmo distribuindo as malas, sobraram 3 que foram consideradas "excesso de bagagem". Felizmente como a TAAG patrocina o RAID tudo pôde seguir sem problema.
O embarque foi muito cedo porque o avião não estava estacionado numa porta com manga. O Boeing 777-300ER da TAAG é novo , espaçoso, com muita claridade. Para lá estão os tempos em que Angola era um El Dourado para os Portugueses e os voos para Luanda andavam cheios que nem um ovo. Agora as viagens a Angola já não têm stress: para se tirar o visto já não há multidões que nos faziam perder quase um dia inteiro, os voos andam meio cheios. Antigamente a classe de viagem que enchia em primeiro lugar era a Executiva. Hoje a parte da frente do avião vai praticamente vazia. E a Económica vai com muitos lugares vazios.
São 11 h e ainda faltam passageiros. Deveríamos estar a descolar e ainda estamos no chão, de portas abertas...