terça-feira, 21 de junho de 2016

IX RAID Kwanza Sul - Dia 9 - 17 de Junho de 2016

O Município disponibilizou-nos uma série de contentores para dormirmos. 
Deitámo-nos às 4 e o despertador tocou às 5.45. Às 6h deveria chegar o camião do combustível que só chegou às 7h. 
O pequeno almoço foi um verdadeiro mata-bicho: sopa de feijão com carne e couves!
Saímos às 8.20! Meia hora depois, já na picada, o 1o furo. O jipe 2 passou por uma tree stone e rasgou-lhe o pneu. Todos ajudaram a mudar e 20 minutos depois estávamos a rolar de novo. 
Grande parte da etapa da manhã foi feita rodeando uma bela chana, uma bela planície. Aqui e além, queimadas mesmo junto à picada. 
Toda esta região foi muito castigada após a independência, primeiro logo em novembro/dezembro de 1975 com a invasão das tropas sul-africanos (a infelizmente famosa batalha do Cuito Canaval)  e depois em 1994 quando as tropas do MPLA quiseram obrigar a Unita para se sentarem em Bicesse, à mesa das conversações , como me resumiu a situação o General Lanucha , que aqui combateu e que hoje é um grande apoiaste do RAID do Kwanza Sul. 
A progressão era muito lenta a 10 km/hora por causa dos tocos nos trilhos dos mufitos ou por causa da muita areia nos trilhos da chana. 
Ao km 103, furaram - se/ rasgaram-se 4 pneus. Grande perda de tempo para os mudar. Eram 16.15 e ainda só tínhamos feito 1/3 do etapa do dia ! Mais uma noite que prometia longa com um problema adicional: a falta de pneus. Só tínhamos mais 3 pneus sobressalentes sem furos!
Assim que a coluna se pôs  em marcha , mais um jipe furou um pneu. E 2 km adiante outro furo. 
E 1 km depois mais dois furos. 
Acabaram-se os pneus! Estávamos no meio do nada com pneus furados e sem pneus sobressalentes! O mecânico conseguiu reparar um dos pneus furados e pô-lo a rodar. 
Às 19h decidiu-se partir a coluna em dois: uma parte que seguia rapidamente para Cuíto Canavale e Menongue  e outra que seguiria no seu passo de caracol. Estávamos a 165 km de Menongue. Ainda teríamos umas 8 h de caminho! 
À 00.45 quando estávamos quase a chegar a Cuito Canaval quando furou um pneu a um dos jipes! Já não havia pneus sobressalentes. Será que estes raidistas teriam de passar a noite no meio do nada ? Mais uma vez o mecânico mostrou a sua habilidade, tendo conseguido pôr o pneu utilizável. 
Faltava-nos ainda (!) 150 km de estradão até Menongue. Chegámos finalmente ao hotel às 5 h da manhã. 21 horas para 365 km!